domingo, 3 de junho de 2012

Comunidade São Francisco de Assis


A Comunidade São Francisco de Assis, no bairro Antônio Carlos Jobim, tem sua origem no ano 1999 quando frei Nélson Mueller, visitando as famílias da recente ocupação, sentiu a necessidade de um acompanhamento pastoral da Rede de Comunidade São José. Num primeiro momento não houve uma resposta positiva das famílias. Mas, os freis não desistiram! No ano de 2001, Frei Flávio Guerra junto com as líderes da Pastoral da Criança da Rede iniciou a Celebração da Vida das crianças da ocupação. Como primeiro local para a pesagem e fazer o alimento para as crianças, Dona Eunice uma senhora ali residente ofereceu a sua casa.
No contato com as mães sentiu-se a necessidade de um local onde elas pudessem deixar seus filhos para trabalhar. Então, através de uma negociação com a Associação de Moradores, através de seu presidente o senhor Martins, conseguiu-se um terreno para a construção da Casa da Criança São Francisco. Esta construção foi feita através de doações de benfeitores da Alemanha, Itália e Bélgica. Na arrecadação para a construção tiveram papel importante os freis Nestor Schwerz e Jorge Hartmann. Atualmente a creche atende cerca de 80 crianças. É uma associação própria, mas tem o nosso apoio.
No ano de 2004, Frei Pedro Bruxel começa a organizar a comunidade religiosa e com um grupo de seminaristas inicia a catequese de primeira eucaristia, as celebrações semanais e visitas às famílias. No ano de 2005, Frei Pedro inicia um grupo de violão, neste mesmo ano a primeira catequista da comunidade faz o Curso de Formação para catequista da Rede. No ano de 2007 a catequista Inês, da Comunidade Santa Clara, da Morada do Vale III, inicia um trabalho com crianças chamado Pintando Cidadania. Este trabalho consiste na pintura de quadros através da técnica de textura. No ano de 2008, a comunidade recebe reforço com toda a “Família Falcote” tornando-se integrante da comunidade e também a Margarida da Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição inicia um trabalho de pintura com mulheres. Ainda no ano de 2008 a Rede consegue adquirir dois terrenos no agora bairro Antônio Carlos Jobim. Em 2009 mais um missionário se agrega à comunidade: Paulo Cesar, liderança da Comunidade Santa Rita, assume como catequista de Crisma e de Adultos.
Que por intercessão de São Francisco Deus abençoe a todos.

Texto adaptado de artigo do Elo Comunitário, escrito por Frei Orestes Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário